5 competências para liderar em tempos de crise

Para ser capaz de liderar com discernimento durante uma crise, destaco 5 competências essenciais para fazer o que é certo, no momento oportuno.

  • Tomada de Decisão: em meio a vozes discordantes e opiniões desencontradas, é preciso ter capacidade de refletir e ponderar, analisar cada situação para tomar decisões de acordo com o mais adequado. Diante da complexidade de uma crise, é ingenuidade pensar em soluções simplistas.
  • Coragem: nem sempre é fácil decidir. Nem sempre é cômodo expressar nossa opinião, ainda mais quando discordamos do ponto de vista da maioria.
  • Escuta ativa: capacidade de diálogo que exige ouvir a outra parte para ponderar os próprios argumentos e chegar a uma opinião mais acertada.
  • Direção de Pessoas: capacidade para envolver as pessoas, alinhá-las e engajá-las, fazer com que entendam o sentido maior das medidas adotadas e as ações propostas. Capacidade para fazer o que deve ser feito e inspirar.
  • Resiliência: capacidade de suportar no tempo os inconvenientes e o stress emocional que trazem situações de emergência ou crise. Essencial para comunicar o que se deve, sem abater-se pelas dificuldades. Trata-se de uma capacidade para suportar circunstâncias adversas e sustentar ações que se prolongam no tempo.
About
Cesar Bullara
Diretor e Professor do Departamento de Gestão de Pessoas e Professor de Ética nos negócios Lecturer | IESE Business School Doutor e Mestre em Filosofia Pontifícia Università della Santa Croce, Roma Graduação Administração de Empresas FEA – USP Professor do Programa Estratégias Digitais para Empresas de Mídia Professor visitante IEEM – Uruguai Coordenador de projetos e pesquisas em Responsabilidade Social

Leave a Comment