Desenvolvimento de pessoas: o papel-chave dos grandes líderes

O desenvolvimento de pessoas é uma das principais formas de atrair e reter talentos nas organizações, especialmente em tempos de alta rotatividade e trabalho remoto. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, 94% dos funcionários disseram que permaneceriam com seu empregador se ele investisse em seu desenvolvimento. O elemento-chave por trás dessa percepção não é só o desenvolvimento em si, mas a aposta na pessoa. É a valorização do indivíduo e do seu papel essencial na organização.

No entanto, muitas vezes as iniciativas de treinamento e desenvolvimento não são eficazes ou engajadoras para os funcionários, pois não levam em conta as necessidades e expectativas dos mesmos e os resultados gerados são apenas conhecimento que não se incorpora em novos hábitos. Nesse contexto, os líderes possuem um papel fundamental para promover o desenvolvimento de suas equipes, pois são eles que conhecem melhor as competências e os objetivos de seus liderados e podem auxiliar no processo de criação de novos comportamentos[i].

Sensibilidade para conhecer e ajudar

Em primeiro lugar, a principal responsabilidade de um líder é orientar os membros da sua equipe a atingirem seu pleno potencial. Isso significa conhecer cada um, identificar seus pontos fortes e fraquezas, fornecer feedback construtivo e criar oportunidades para que cresçam e aprendam. Um líder precisa dedicar tempo para entender os objetivos e aspirações de cada membro da equipe e ajudá-lo a alcançar suas metas, fornecendo os recursos e suporte necessários. Inicialmente, pode parecer uma tarefa que demanda muito tempo, mas com a prática, surge no líder uma habilidade quase natural para ter este foco nas pessoas. O resultado efetivo é a liberação de tarefas que antes não podiam ser delegadas.[ii]

Inspire-se e torne isso contagioso

Além disso, um líder deve criar uma cultura de aprendizagem e melhoria contínuas dentro da organização. Isso significa incentivar os membros da equipe a desenvolver novas habilidades, assumir novos desafios e buscar oportunidades de crescimento. A melhor maneira é, sem dúvida, o exemplo. Líderes que se inspiram em aprender novas habilidades, se reinventam em qualquer idade e fazem disso algo contagioso, criam times abertos, tolerantes à experimentação e que aprendem muito e rapidamente.

Fomente responsabilidade e protagonismo

Outra função importante de um líder no desenvolvimento de pessoas é promover o senso de propriedade e responsabilidade entre os membros da equipe. Um líder deve capacitar sua equipe a assumir a propriedade de seu trabalho, tomar decisões e assumir a responsabilidade por suas ações. Isso ajuda a construir confiança dentro da equipe, e também cria um senso de orgulho e compromisso com os objetivos e valores da organização. Lembrar o propósito do time e o que podemos fazer para colocá-lo em prática contribui para que as pessoas sintam-se inspiradas e responsáveis.

Além disso, pesquisas indicam que a percepção de pertencimento a uma organização e a realização de uma missão pessoal sobrepõem-se ao sentimento de que você está aproveitando ao máximo a vida. Para aprender e progredir, nosso cérebro precisa ser estimulado emocionalmente e precisa que trabalhemos em equipe[iii].

Em conclusão, o papel do líder no desenvolvimento de pessoas é essencial para o sucesso de qualquer organização. Líderes que investem no crescimento e desenvolvimento de sua equipe criam uma cultura de trabalho positiva, constroem uma equipe forte e capaz e, por fim, impulsionam o sucesso da organização. Ao fornecer orientação, suporte e oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, os líderes podem criar uma equipe de indivíduos motivados e engajados que estão comprometidos em alcançar os objetivos da organização.


Referências

[i] Chopra-McGowan, A. (2022). Effective employee development starts with managers. In: Harvard Business Review (mar/22). Disponível em: https://hbr.org/2022/03/effective-employee-development-starts-with-managers

[ii] Oliveira, L.M.S. (2018). The Role of Leadership in the Professional Development of Subordinates. In: Leadership. Editora: IntechOpen. Disponível em: https://www.intechopen.com/books/leadership/the-role-of-leadership-in-the-professional-development-of-subordinates

[iii] Why you should keep on learning, beyond the age of 40. In: IESE Standouts. Disponível em: Why you should keep on learning, beyond the age of 40 (iese.edu)

About
Diogo Zanata
Professor de Gestão de Pessoas e Negociação Doutor em Gestão de Pessoas IESE Business School Mestre em Administração de Empresas IESE Business School Engenheiro Elétrico Escola Politécnica da USP Coordenador do grupo CCMN (Cross-Cultural Management Network) IESE Business School Colaborador do IRCO (International Research Center on Organizations). diogo.zanata@ise.org.br

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