Palavras do Diretor Geral

por dev
O

que dizer do ano de 2020? O ano que aconteceu sem que absolutamente nenhuma previsão ou planejamento pudesse ser cumprido da forma como esperado ou previsto no final do ano anterior. Um ano para ficar na história de uma maneira diferente, para ser lembrado como um dos maiores desafios do mundo moderno e que impactou todas as pessoas e todos os negócios em cada uma das nações. E do qual ainda vamos tirar aprendizados por um longo tempo.

Desde o início, a pandemia nos envolveu em um ambiente de muita complexidade e incertezas. Num cenário em que se exigiu que as decisões fossem muito políticas, cada um de nós tinha ciência de que, na busca de soluções para os problemas que foram sendo apresentados, sem dúvida, afetaríamos de forma negativa alguma outra área. Sem deixar de considerar os efeitos profundos em nossas famílias e relações pessoais, este clima de adversidade impactou do menor ao maior negócio, de todos os segmentos e diferentes níveis de maturidade. Foram decisões difíceis que nos trouxeram muitas dúvidas. A necessidade urgente de uma série de ações no ISE Business School foi pautada por quatro direcionamentos principais:

  • Colocamos as pessoas no centro de nossas decisões: pensamos nos colaboradores, nos participantes de nossos programas, nos parceiros de negócio, enfim em todos que compõe nossa rede de vínculos. O objetivo foi cuidar de todos, cuidar de cada uma de nossas relações. Não só do ponto de vista da saúde, que continua sendo primordial, mas também material e emocional, para que pudessem estar serenos e tranquilos na medida do possível naquele ambiente
  • Olhamos nosso caixa: todos os stakeholders sabiam o quanto toda a cadeia estava sendo afetada e buscamos a colaboração para encontrar uma solução conjunta.
  • Pedimos o sacrifício das lideranças: entendemos que os líderes devem saber complicar suas vidas. Em tempos de crise é esperado dos líderes que respondam positivamente. Com esta atitude, encontramos bons caminhos, chegamos a resultados positivos, nos desenvolvemos e ganhamos novas competências.
  • Zelamos pela confiança: as decisões tomadas tiveram como meta o fortalecimento da confiança na liderança ao enfrentarmos o grande desafio que se impunha e a necessidade de cruzarmos este deserto.

Vídeo publicado no dia 6 de abril de 2020

Se no ano de 2019 destaquei a palavra “desconcerto” já que em diferentes esferas de nossa sociedade – no governo de entidades públicas e privadas – sentimos falta de pessoas que nos servissem de referência – em 2020, as palavras apoio, coragem e transformação acompanharam nossa jornada. Vimos surgir lideranças empresariais à frente de ações concretas de auxílio, campanhas de doações e combate à desinformação. E toda a sociedade se viu transformada, seja na forma de trabalhar, de realizar suas transações, de estudar e de se relacionar.

No ISE Business School isto não poderia ser diferente e nos exigiu um forte poder de reação. Foi neste momento que, mais uma vez, pudemos constatar que estamos no caminho certo. Nossas pessoas – do atendimento ao restaurante, do corpo acadêmico à recepção, do administrativo à TI – todos nos ajudaram a avançar em nossa missão e não somente guardar nossa posição. O espírito de serviço, tão caro a todos nós, se fez presente na confiança que temos uns nos outros na busca pela realização de nosso projeto como escola. Os desafios que encaramos juntos nos uniu ainda mais. Trabalhar em equipe, virtual ou presencialmente, proporcionou um crescimento individual que se refletiu por toda a instituição, como uma soma consistente de nossos talentos.

Ao mesmo tempo em que nos unimos para entender o cenário e o impacto em nossas atividades, passamos por uma transformação que em outros tempos levaria muito mais tempo para ser concretizada. Lançamos diversas frentes: investimos em estúdios com instalações de ponta para proporcionar as melhores experiências aos nossos alunos, treinamos equipes e professores; revisamos os calendários; criamos formas de trabalhar, lançamos novos programas; adotamos o home office. A adaptação foi rápida, mas seguimos acreditando na força das relações pessoais – e presenciais.

Os resultados financeiros de fato foram menores do que esperávamos. Os números, por outro lado, não mostram a grandeza do trabalho que realizamos em 2020. Estamos convictos de que a nossa crença na centralidade das pessoas, presente desde a nossa fundação, foi um dos fatores que nos guiaram neste período que também foi marcado por uma forte produtividade.

Em 2021, completamos 25 anos de fundação. Será um ano especial para nós, mesmo com as incertezas que ainda permanecem. Assim como os grandes aprendizados que tivemos.

 


José Paulo Carelli

Diretor Geral
ISE Business School