A

relação dos antigos alunos com a escola – e entre eles – é pautada na confiança, com vínculos de apoio e colaboração. Gostamos de estar próximos e fomentamos os contatos pessoais e, assim, tivemos que nos adaptar em função da pandemia em 2020. Acima de tudo, não deixamos que a adversidade nos impedisse de estarmos presentes e de nos relacionar neste mundo cada vez mais virtual.

Acreditamos que os Alumni compõem um dos pilares da escola para nos apoiarmos e explorarmos novas fronteiras e tendências e tomarmos a dianteira nas inovações no mercado. O grupo de antigos alunos contribui de forma estratégica com o crescimento da escola: ao promover o aprendizado contínuo de seus liderados, compartilharem suas experiências e aprendizados com os professores e novos alunos e divulgar nossas atividades para ampliar a visibilidade de nossa instituição.

Concluído um programa MBA e de educação executiva, o participante se torna parte da associação de antigos alunos, que promove a formação continuada e incentiva a relação e colaboração de todos entre si. Hoje somos mais de dois mil antigos alunos no país  e coordenamos o chapter Brasil do IESE.

Atividades em 2020

No ano passado, após apenas duas sessões presenciais do ALP – Alumni Learning Program, partimos para as sessões online e ao vivo, e tivemos a oportunidade de manter o contato com professores, conferencistas convidados e entre alunos.

Destacamos o webpanel sobre a atuação de conselheiros na pandemia, já no mês de abril com dois painéis. O primeiro com a participação de Henk S. de Jong – Vice-presidente da Philips, já o segundo com Flávio Luz, Presidente do Conselho Fiscal da Duratex, Francisco Ferraroli, Conselheiro de Administração da OXI Ambiental e Richard Doern, Conselheiro da Track&Field.

Refletindo sobre o tema da responsabilidade social das empresas em tempos de pandemia, foi realizada uma série de sessões com Marcos Kisil, Dr. José Luiz Setúbal e Fabio Barbosa que resultaram em importantes análises a respeito do desenvolvimento sustentável de uma sociedade com altos níveis de equidade nas esferas educativas, sanitárias e habitacionais e a atuação das empresas neste contexto.

Diante do cenário que se impôs, desenvolvemos ainda a Trajetória do Conhecimento para apoiar a nossa comunidade alumni que se viu forçada a cuidar de temas estruturantes como caixa, modelo de negócio, pessoas e comunicação A jornada contou com quatro módulos com nossos professores e conferencistas convidados para apoiar nossa rede de alunos que foram desafiados a proporcionar uma nova jornada para clientes, colaboradores, consumidores e parceiros, diante de um mar de incertezas.

Usando as ferramentas digitais, realizamos a 4ª edição do PAT – Programa de Atualização e Tendências para Antigos Alunos – com seis sessões de trabalho e duas digital sessions exclusivas sobre os temas:

c-bullara

Prof. Cesar Bullara

Liderar em Tempos de Crise

Para ser capaz de liderar com discernimento durante uma crise, são necessárias competências para fazer o que é certo, no momento oportuno.

ricarod-engelberg

Prof. Ricardo Engelbert

Inovação e Adaptação de Modelos e Negócios

Analisaremos um modelo de negócio bastante impactado pela pandemia do Covid-19, discutiremos uma inovação recente realizada no setor e as possibilidades de adaptação para o futuro.

f-bagnoli

Prof. Fernando Bagnoli

CEO vs Conselho de Administração

Um dos aspectos para uma boa governança e sucesso sustentável de uma empresa reside no bom relacionamento entre o Conselho de Administração e o CEO da empresa. Como fazê-lo acontecer?

marcos-citeli

Prof. Marcos Citeli

Globalização: Impacto da Cultura nos Negócios

A globalização dos negócios faz com que tenhamos a oportunidade de lidar com pessoas de diferentes culturas. Diferenças de valores e uso de contextos distintos para se comunicar podem trazer conflitos, e assim, dificultar a criação de valor. Como estar preparado para este desafio.

rubens-migliaccio-1

Prof. Rubens Miglicaccio

Retorno Sobre a Experiência: O Impacto da Nova Métrica Quando o Cliente Está no Comando

Às vezes, não há nada de errado com o seu produto/serviço. Às vezes, há tudo de errado com a experiência do seu cliente com o seu produto/serviço. É desconcertante ver um cliente em êxtase no momento da compra, voltar dois dias depois, exigindo um reembolso. Criar a jornada perfeita é tarefa impossível, mas você e a sua empresa podem melhorar, e muito, a experiência do cliente.

j-mitsuru

Prof. Jorge Mitsuru

As Fronteiras da Responsabilidade Social

Diversos líderes e grupos empresariais têm assumido posições públicas sobre temas sociais ou políticos controversos, que não têm relação direta com as atividades da empresa. É crescente a importância de entender a origem desse movimento e ser capaz de ponderar seus riscos e desafios, sobretudo quando clientes, acionistas e colaboradores possam ter opiniões fortes, mas conflitivas.

c-bullara

Prof. Cesar Bullara

Customizar a Gestão de Pessoas: Liderando Millenials e Z’s

Entender as características de cada geração, suas motivações e habilidades, é de vital importância para recrutar e reter talentos. Quais são as implicações da mudança de gerações para as empresas? O que o negócio e os gestores precisam mudar para engajar a próxima geração?

ricarod-engelberg

Prof. Ricardo Engelbert

Inovação em Modelos de Negócios

Novas tecnologias, tais como IoT (Internet of Things), vêm possibilitando a mudança no foco da estratégia, transformando digitalmente os modelos de negócio de empresas tradicionais e criando novas oportunidades para entrantes. Automação, coordenação e personalização são fatores habilitados por estas novas tecnologias.