Centros de Pesquisa

Sobre os Centros

Investigando os diferentes aspectos das organizações empresariais

Além dos programas regulares de formação executiva, o ISE mantém núcleos permanentes de pesquisa com a missão de acompanhar e entender o desenvolvimento das organizações empresariais.

Aproveitando sua tradição na formação executiva de alto nível, o ISE vem formando grupos de pesquisa dedicados ao estudo de diversos aspectos da atividade empresarial, tais como: gestão de empresas, liderança, globalização, processos produtivos, recursos humanos, contexto socioeconômico e novas formas organizacionais. O desafio consiste em cobrir os diferentes campos do conhecimento e diferentes públicos, sem perder o foco na empresa.

Assim como os programas de formação executiva, os grupos de pesquisa do ISE são compostos por acadêmicos e líderes empresariais de forte projeção no mercado, atuando em parceria com outras escolas de negócios na Europa e América Latina, especialmente o IESE Business School. Atualmente, há seis núcleos de estudo em atividade na instituição:

Single Family Office

Diferentes Family Offices do país foram ouvidos durante o 1° semestre de 2018 e 2019 de maneira a garantir uma pesquisa relevante para a comunidade de famílias investidoras brasileiras no tocante às seguintes categorias:

 

  • Objetivos
  • Estrutura
  • Familiar
  • Governança
  • Patrimônio
  • Investimentos
  • Recursos Humanos e Estrutura do Family Office
  • Custos

 

Como resultado deste trabalho produzimos a primeira pesquisa sobre Single Family Offices realizada no Brasil em 2018 e em Outubro de 2019 sua segunda edição.

As pesquisas foram realizadas pelo professor do Departamento de Direção Financeira e Análise de Decisões, Pedro Belisário em parceria com a INEO (consultoria dedicada a desenvolver e disseminar expertise sobre gestão de patrimônio familiar e family offices).

EMPRESE

Tem como objetivo fomentar o espirito empreendedor para a criação de empresas inovadoras, potencializar o empreendedorismo corporativo e a inovação das organizações através de Corporate Venture.

Centro de Estudos de Gerência Geral

Voltado ao estudo de questões relacionadas à liderança na empresa, o gerenciamento de mudanças e de riscos.

Centro de pesquisa empresa e humanismo

Promove entre empresários e executivos o estudo e a reflexão sobre temas que afetam a sociedade, a organização e as pessoas.

Centro de Tecnologia e Negócios

Voltado à análise dos impactos das ferramentas tecnológicas no meio empresarial.

Centro Internacional Trabalho Família

Dedicado ao estudo das causas e efeitos das políticas empresariais na relação trabalho-família.