Estratégias Digitais para
Empresas de Mídia
Empresas de Mídia
A agilidade tecnológica e as demandas do mercado fazem da inovação um imperativo no mundo dos negócios. Abaladas pela revolução digital, as empresas de mídia enfrentam igual situação. A crise do modelo de receita publicitária pede transformações rápidas e profundas. E assim, os riscos da inovação tornam-se oportunidades de se diferenciar.
Gestores destes negócios possuem um claro desafio: elaborar uma estratégia sólida, disruptiva e, ao mesmo tempo, rentável, que coloque o conteúdo e o público em primeiro lugar.
O programa Estratégias Digitais para Empresas de Mídia estimula a reflexão e a prática. Apresenta as principais tendências do setor e contextualiza o momento de desafios e incertezas. Ao mesmo tempo, provoca o participante a enxergar as oportunidades presentes e a assumir sua posição como agente da mudança que já começou.
Mais informações: jornalismo@ise.org.br
Negócios
Como monetizar e diversificar os produtos jornalísticos?
O consumo de informação será cada vez mais digital. O desafio é como monetizar o conteúdo em um ambiente onde a gratuidade ainda persiste. A implementação de modelos híbridos de geração de receita passa pela compreensão das mudanças nos hábitos de consumo do usuário. Nessa hora, o uso de dados é essencial para tomadas de decisões precisas e com impacto imediato nos resultados do negócio. Em um cenário altamente competitivo, ter uma proposta de valor clara e verdadeiramente estratégica é fundamental.
Modelo Editorial
O que torna seu conteúdo exclusivo?
Em um mundo digital repleto de informação, saber se diferenciar é vital. Elaborar pautas que enriqueçam o debate e construir um editorial firme e de valor são formas de promover o consumidor. Assim, o produto ganha relevância na rotina de sua audiência, gera identificação e estimula o consumo de informação. É por meio de uma proposta de valor sólida que o Jornalismo repensa as formas de servir ao público e de gerar negócios.
Cultura organizacional e gestão de talentos
Como conciliar a necessidade de inovar a uma cultura já estabelecida?
Acostumadas a um modelo linear de produção e de pouco espaço para o erro, as empresas surgidas antes da era digital tendem a oferecer mais resistência às novidades. Para resolver este desafio, o gestor deve ser capaz de identificar tendências do mercado, se antecipar ao futuro e formar sua equipe em um novo mindset. A cultura organizacional é ponto central do processo de mudança. Ao atingir internamente todo o ambiente de negócio, faz da inovação um processo natural e recorrente.
Mais informações: jornalismo@ise.org.br
Metodologia
O conteúdo do programa se apoia em metodologias participativas, orientadas à solução dos desafios reais enfrentados pelos profissionais de mídia.
Método do caso
Estudo aprofundado de casos reais protagonizados por empresas de mídia. O material é elaborado pela Harvard Business School e traduzido com exclusividade para o programa.
Innovation Lab
Estimula a inovação, a criatividade e a mudança de mindset por meio da metodologia do Design Thinking. Permite aos participantes elaborarem projetos de fácil aplicabilidade e baixo custo para suas respectivas empresas.
Conferências Expositivas
Ministradas por professores reconhecidos na indústria e no setor midiático pela experiência e contribuição ao mercado nacional e internacional.
Diferenciais
Profunda reflexão sobre os desafios atuais do setor aliada à construção de possíveis soluções para a transição digital.
Corpo docente internacional e conectado à realidade do mercado.
Rica troca de experiências profissionais sobre o setor.
Mais informações: jornalismo@ise.org.br
Estrutura
O programa está estruturado em três módulos intensivos mensais, de junho a agosto. O formato favorece a presença de profissionais de diversas regiões do país e do continente, permitindo uma rica troca de experiências entre os participantes. As sessões acontecem das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta, na sede do ISE Business School em São Paulo.
O processo de seleção inclui análise curricular do candidato e uma entrevista. O objetivo é a formação de um grupo homogêneo e de elevado nível profissional.
Público
Profissionais com cargos estratégicos que necessitam compreender o atual cenário do setor para contribuir na elaboração de soluções inovadoras para seu negócio.
15 a 19 de Junho
- Diagnóstico do setor, suas crises e oportunidades
- Tendências do mercado da comunicação
- Modelos de negócios inovadores
- Desafios da tomada de decisão
- Desenvolvimento da visão de negócios
13 a 17 de Julho
- Estratégias editoriais para a criação de um produto diferenciado
- Reflexões éticas e práticas sobre o jornalismo
- O ecossistema das redes sociais
17 a 21 de Agosto
- Novas formas de liderar no século XXI
- Oficinas de inovação (Design Thinking)
- Elaboração de projetos inovadores e de apelo mercadológico
Palestras com profissionais do mercado.
Estudo de novas tecnologias aplicadas ao mercado da comunicação.
Gestão de pessoas como forma de criar um ambiente de trabalho compatível com a inovação.
Ética e humanidades.
A arte da negociação: reflexões e atividades práticas.
Ambiente imersivo com colegas de profissão.
Corpo Docente
Além da reflexão sobre os aspectos fundamentais da indústria da mídia e da gestão estratégica, o perfil docente reforça o caráter prático do programa e faz das sessões um espaço propício para repensar a forma de atuar, oferecendo aos participantes a possibilidade de construírem juntos soluções para suas empresas.
Mais informações: jornalismo@ise.org.br
Semana Internacional
OPTATIVA
Anualmente, o Depto. de Comunicação do ISE Business School escolhe um país que possui boas referências de inovação no setor da mídia e lá organiza uma semana intensiva de atividades acadêmicas e visitas a redações.
O objetivo é oferecer com exclusividade à nossa comunidade de antigos alunos uma ampla visão das tendências de mercado e das diversas estratégias utilizadas por empresas internacionais para enfrentar os desafios digitais. É uma oportunidade para conhecer diferentes e inovadores projetos e, assim, repensar os rumos da mídia.
Data: novembro de 2020
Local e valor: a definir
*Sujeito a um número min. de participantes
Locais visitados em anos anteriores
Rua Martiniano de Carvalho, 573
01321001 São Paulo-SP
Tel.: +55 11 3177 8200
jornalismo@ise.org.br