Transformação Digital para Alta Direção

 Estratégia, Liderança e Governança 

Início: 02 de maio de 2024

Adquira visão estratégica sobre o impacto das novas tecnologias, construa uma cultura centrada nas pessoas e implemente a transformação digital em sua organização para gerar vantagem competitiva para o negócio.

Lidere e conduza a Transformação Digital que a sua organização necessita.

“Os modelos generativos de IA nos surpreendem, impressionam e assustam, tudo ao mesmo tempo.”

Gonzalo Gortázar
CEO – CaixaBank

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dos CEOs acreditam que a vantagem competitiva dependerá de quem tiver a IA generativa mais avançada.

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dos membros de conselho são altamente pressionados a acelerar a adoção de IA nas organizações.

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dos CEOs já estão integrando IA generativa em produtos e serviços.

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estão usando IA generativa para informar decisões estratégicas.

*Fonte dos número e citação: “CEO’s Decision-making in the age of AI (IBM)”

Conheça mais sobre

Download do Folder e Investimento

Discuta casos reais de negócios com Conselheiros, CEOs e
C-Levels e analise como responder à disrupção em seu segmento, desenvolver uma cultura de inovação e adaptar sua organização para o mundo digital.

Entenda quem lidera.
Lidere quem entende.

Um líder que domina como utilizar novas tecnologias na estratégia da organização encontra ainda mais oportunidades para o seu negócio:

  • Inteligência Artificial Generativa
  • Cybersecurity
  • Plataformas e Ecossistemas
  • Data & Analytics
  • Cultura de Inovação
  • Lean Thinking
  • Adaptabilidade e Agilidade
  • Mentalidade Digital

Perfil: Conselheiros, CEOs e C-Levels

Nova Turma: 02 de maio de 2024

Formato: Módulos Presenciais + Módulos Online Ao vivo

Quer saber mais sobre o programa?

Pilares do Programa

Estratégia, Liderança e Governança

Estratégia, Modelo de Negócio e Governança

Compreenda mais profundamente os efeitos da digitalização dos negócios.

Desenvolver o olhar para as tendências tecnológicas que mais impactam os negócios, como Inteligência Artificial Generativa e Data & Analytics.

Os casos estudados contribuem para refletir sobre:

  • Densidade Digital
  • Novos modelos de negócio
  • Estratégias digitais
  • Plataformas e Ecossistemas
  • Decisão baseada em dados

Operações, Clientes e Plataformas

Entenda a jornada do cliente no ambiente digital, as novas formas de relacionamento e de propostas de valor.

Implementar a digitalização dos processos e das operações a partir da perspectiva do cliente.

Os casos estudados contribuem para refletir sobre:

  • Customer Centricity
  • Proposta de valor
  • Digitalização dos processos e operações
  • Antropologia do consumo
  • Lean Thinking

Cultura, Liderança e Mentalidade Digital

Aperfeiçoe seu modelo de liderança diante de um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA).

Desenvolver a perspectiva de que a transformação digital depende mais da cultura que da adoção de novas tecnologias.

Os casos estudados contribuem para refletir sobre:

  • Employee Centricity
  • Transformação cultural
  • Liderança adaptativa
  • Novas estruturas organizacionais
  • Desafios geracionais
  • Intraempreendedorismo e colaboração

Um novo contexto.
Uma nova organização.
Um novo líder para uma nova cultura.

Método do Caso

Criado por Harvard e utilizado pelo ISE, o Método do Caso é adotado em todo o programa.

Você será desafiado a tomar uma decisão de negócio colocando-se no papel da principal liderança de uma organização.

Poderá ainda somar os inputs de colegas e professores a sua experiência pessoal, ampliar exponencialmente sua visão global e ser desafiado a repensar sua tomada de decisão.

Tudo isso em um ambiente seguro e voltado a uma experiência de aprendizado conjunto.

Casos que já discutimos

apple

Criada em 1976 por Steve Jobs e Steve Wozniack, a Apple experimentou um grande sucesso já no início da década de oitenta, mas quase faliu na década seguinte, quando teve grandes problemas para competir nesse mesmo mercado.

O mais curioso é que as estratégias utilizadas na época de quase falência e agora, em seu sucesso estrondoso, são praticamente as mesmas. Quais as razões para essa incrível diferença de resultados? Existem riscos para o futuro?

netflix

A norte-americana Netflix é hoje uma das maiores plataformas de serviços online de streaming, lançada em 2010 disponível em mais de 190 países. Em março de 2023 superou 232 milhões de assinantes globalmente.

Mas nem tudo são flores. Embora a pandemia tenha feito a Netflix conquistar novos públicos, e até atingir a valorização de suas ações, seu futuro não está livre de ameaças.

Qual é o próximo passo no modelo de negócios da Netflix?

best-buy

Varejista de produtos eletrônicos de consumo com quase 2.000 lojas em todo o mundo. Em 2012, a crescente popularidade dos aplicativos de comparação de preços para telefones celulares trouxe à tona as diferenças de preços entre os varejistas on-line e off-line.

O desejo dos compradores de testar os dispositivos em primeira mão antes da compra levou-os a usar as lojas Best Buy como “showrooms” para ver novos produtos e, em seguida, procurar melhores ofertas em seus smartphones. Afinal, quais desafios e oportunidades este contexto carrega?

ford

A Ford, no final do século XIX veio para dominar a indústria graças ao desenvolvimento da linha de montagem móvel.

A icônica montadora americana com mais de um século de vida enfrenta agora uma variedade de novos desafios ao seu modelo de negócios principal: veículos elétricos, software de conectividade, veículos autônomos…

Afinal, como a “inovação disruptiva” está mudando a maneira como as empresas tradicionais, com uma longa história, um modelo de negócios estabelecido e uma infraestrutura legada, estão pensando em seu futuro?

Os casos são constantemente renovados para explorar dilemas reais e atuais de negócios ocorridos em diversos setores e países com objetividade e circunspecção, considerando os contextos de mercado e as necessidades das organizações.

  • Exercite e aprimore a tomada de decisão, habilidades e competências
  • Aplique os aprendizados na sua organização
  • Decida a partir da perspectiva da Direção Geral
  • Troque experiências com profissionais de diferentes setores

Faculty

O corpo docente do programa conta com professores em tempo integral e parcial que combinam suas experiências em mercados globais com o pioneirismo acadêmico em temas de vanguarda.

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RICARDO ENGELBERT

ISE – Diretor dos Departamentos de Operações, Tecnologia e Informação, e Empreendedorismo, Professor de Inovação e Direção Geral

IESE – Lecturer

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PABLO SARTOR

IEEM – Professor of decision analysis and Information Systems

IESE – Lecturer

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NATÁLIA DE CASTRO

ISE – Professora de Gestão de Pessoas, Contabilidade e Controle e Responsabilidade Social

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HENK S. DE JONG

ISE – Professor de Direção Geral.

CEO da Versuni

O que dizem as lideranças que já
passaram pelo programa

  • “Fui surpreendido positivamente pelo Método do Caso: temas relevantes, discussões ricas, sem perder o elo de network.”

    Leonardo Grapeia
    Leonardo Grapeia Sócio-Diretor da Focus Financeira
  • “O curso traz casos reais e estimula os executivos a se posicionarem, debaterem suas posições e ouvirem ideias totalmente diferentes da nossa realidade e do nosso dia a dia, o que nos leva a refletir sobre nossos valores e estimula a empatia de forma prática.”

    Silvia Ohara
    Silvia Ohara General Manager South America na Bertschi
  • “No programa pude discutir as principais tendências e situações reais dos negócios com executivos altamente qualificados, colocando as pessoas e os valores como os principais fatores de sucesso.”

    Eduardo Valdes
    Eduardo Valdes Membro do Conselho Fiscal da Neoenergia

Transformação Digital por nosso corpo acadêmico

FAQ

Envolve criar novas propostas de valor e novos modelos de negócios na organização.

A transformação digital obriga as empresas a reformularem suas estratégias e a adotar novas formas de trabalhar, indo muito além da simples adaptação tecnológica.

O processo de transformação digital de qualquer empresa exige tomar decisões-chave. Como líder, é vital:

  • Definir como queremos estar presentes como empresa tanto no mundo físico quanto no digital, levando em consideração a missão ou a razão de ser da companhia e destacando as novas áreas de negócio em que se pretende trabalhar;
  • Desenvolver um portfólio com as diferentes iniciativas e projetos incluídos no processo de transformação digital e os recursos que serão alocados em cada etapa;
  • Unificar a linguagem para que as conversas entre os diferentes departamentos façam sentido. Caso contrário, é comum que as definições das diferentes fases da transformação digital variem dependendo da área em que o gestor que lidera o processo trabalha (marketing, finanças, entre outras).

Atualmente, muitas empresas trabalham estrategicamente com cenários desatualizados ou modelos de negócios obsoletos.
As indústrias e os setores perdem o foco, dando lugar a novos ecossistemas, com novos modelos de negócios que devemos identificar e saber reconhecer: quem os está liderando, qual é o nosso papel neles e quais são os próximos passos a dar, entre outros

As fases que uma empresa deve seguir na transformação a nível organizacional são:

  • Compreender bem onde estamos e aonde queremos chegar, em relação aos produtos, organização e sistemas.
  • Projetar a estratégia de transformação digital.
  • Levar em consideração conceitos como o Produto Mínimo Viável (MVP) ou a metodologia ágil na fase de implementação e visualizar como a cultura da empresa e o mindset podem evoluir para novas formas de trabalhar, vender ou processar.

Um compromisso claro da alta direção para projetar e implementar uma estratégia adequada. Isso requer que a empresa seja uma organização bimodal: por um lado, gerando benefícios, exploração e, por outro, inovando em direção a essa mudança.

A digitalização envolve mudanças em metodologias, processos e ferramentas para obter resultados, ou seja, como a tecnologia digital é aplicada para ser mais eficiente, automatizar ou, o que é o mesmo, fazer mais com menos recursos instalando softwares, ERPs ou CRMs, entre outros.

Por outro lado, a transformação digital vai além, pois implica uma mudança radical na estratégia, usando os dados como impulsionadores para gerar novos modelos de negócios.

É importante porque as empresas que não conseguirem transformar seus processos, métodos ou, o que é mais importante, seus modelos de negócio, ficarão desatualizadas e gradualmente desaparecerão.

Além disso, é preciso considerar que a inteligência artificial desempenha um papel importante no avanço desses processos.

O principal necessário para aplicar a transformação digital é ter um repositório único de informações nas empresas, ou seja, organizações impulsionadas por dados ou data driven organizations.

Uma vez que temos esse repositório único, utilizamos os dados de maneira inovadora, não apenas para controlar como a organização funciona, mas também como um elemento de inovação ou matéria-prima que nos permitirá realizar essa transformação digital e gerar novas fontes de valor.

Portanto, desde os sistemas ou processos até a cultura da empresa, o talento necessário ou a mentalidade dos funcionários, tudo será alterado.

Você vai adquirir visão estratégica sobre as novas tecnologias, construir uma cultura centrada nas pessoas e implementar a transformação digital em sua organização para gerar vantagem competitiva para o negócio. 

Poderá discutir cases reais de negócios com Conselheiros, CEOs e C-Levels e analisar como responder à disrupção em seu segmento, desenvolver uma cultura de inovação e adaptar sua organização para o mundo digital.

O que nos diferencia em nosso mercado é a nossa visão humanística da direção de negócios, situando as pessoas no centro das decisões. 

Desde o início de nossas operações, há quase 30 anos, promovemos a formação de lideranças executivas e empresariais ao aperfeiçoarmos sua capacidade diagnóstico, síntese e tomada de decisão, com clareza de critérios e criatividade na busca de alternativas, e avaliação de seus impactos em todos os stakeholders e no ambiente em que atuam. 

A jornada dos participantes nos programas oferecidos pelo ISE é pensada para resgatar o valor da pessoa, como princípio, meio e fim, cientes de que as decisões centradas na pessoa em todas as suas dimensões permitirão aprimorar o seu desenvolvimento pessoal e social e o da organização como um todo. 

Além disso, você participará de palestras com profissionais externos convidados que apresentarão conhecimentos e práticas de mercado; workshops nos quais você aprofundará conceitos e temas digitais relevantes, e terá a orientação profissional individualizada para traduzir as ideias da sala de aula em passos e soluções práticas.

Transformação Digital para Alta Direção

 Estratégia, Liderança e Governança 

Início: 02 de maio de 2024

Um líder que domina como utilizar novas tecnologias na estratégia da organização encontra ainda mais oportunidades para o seu negócio.