Por que a governança corporativa é tão ou mais importante em tempos de crise?

Tenho notado que por causa da crise econômica e por que não dizer ética e moral, sofrida pelo Brasil, empresas de capital fechado de porte médio têm, por problemas de liquidez e maus resultados, reduzido seus investimentos em inovação, treinamento, desenvolvimento, marketing e também na sua estrutura de governança, diminuindo o número de conselheiros independentes ou eliminando por completo sua presença. Em alguns casos até mesmo acabando com a existência do Conselho de Administração.

A justificativa é que o conselho não tem entregue o que se espera dele pelos acionistas.

O problema, do meu ponto de vista, é que estamos vivendo uma crise sem precedentes onde a queda nas vendas tem acontecido numa velocidade maior que a capacidade da empresa de se reestruturar ou criar novos instrumentos para enfrentar a situação atual.

Muitas vezes se esquecem de analisar que a situação poderia estar muito pior caso medidas prudenciais tomadas por um conselho atuante e vigilante não tivessem sido implementadas em anos anteriores à crise.

Governança é uma longa jornada que não deveria ser interrompida ao sabor dos fatos atuais, com o risco de comprometer a sustentabilidade de médio e longo prazo da empresa.

O Conselho de Administração bem constituído, com relevante participação de membros independentes com experiência adequada ao momento vivido pela empresa, pode e deve atuar no sentido de criar alternativas estratégicas, mitigar riscos necessários, evitar que a empresa corra riscos desnecessários, auxiliar o CEO nas suas decisões e cobrá-lo na implementação ágil e eficiente das decisões tomadas a nível de conselho.

Apesar de seu custo, um conselho bem montado e atuante é fundamental para enfrentar a crise atual e dirigir a empresa a um porto seguro aguardando o momento de voltar a crescer de forma vigorosa e sustentável, beneficiando a todos os seus stakeholders.

Contato ISE

Escreva aqui sua mensagem que retornaremos em breve!

Start typing and press Enter to search