Liderar: servir ou dominar?

O mindset de quem busca servir é bem diferente do daqueles que ambicionam dominar. São motivações opostas que revelam uma visão de mundo e representam um divisor de águas. De cada lado, temos pessoas bastante diferentes!

No ideal de servir predomina o altruísmo e a humildade: trata-se de empregar os talentos pessoais em benefício dos outros, com afã de doar-se, sem querer protagonismo.

O ideal de domínio, que busca exercer poder, traz consigo a tônica do personalismo e da soberba. Fala-se como o senhor absoluto da verdade, pensa-se em maneiras de impor o próprio critério e garantir os interesses pessoais. Advoga-se o pensamento único, mal de todos os totalitarismos. Liderar para dominar e como projeto pessoal de poder é, historicamente, causa de grandes males.

Um ideal de serviço é fruto de um processo de amadurecimento da consciência individual que torna-se realidade pela abnegação de quem o encarna. Ambicionar servir é um sentimento nobre, próprio de pessoas que querem dar aos outros o melhor de si, gente disposta a conjugar o nós e não o eu; isso é servir.

Ambicionar dominar é reduzir as pessoas a instrumentos para a consecução dos próprios interesses.

E você? Qual é a sua ambição: servir ou dominar?

Contato ISE

Escreva aqui sua mensagem que retornaremos em breve!

Start typing and press Enter to search