A Importância da Missão e Visão

Professor Fernando Bagnoli

Certa vez, fiz uma travessia pelo altiplano boliviano até o deserto do Atacama, no Chile. O inicio se deu na cidade de La Paz. Um mês antes da minha viagem, soube da abertura de um novo restaurante na cidade, que havia sido aberto por ninguém menos que Claus Meyer, chef e coproprietário do restaurante dinamarquês Noma, que por três anos consecutivos ganhou o prêmio de melhor restaurante do mundo pelo prestigiado guia San Pellegrino.

Obviamente, o fato me chamou a atenção e despertou o interesse em experimentar um pouco culinária de Claus Meyer em La Paz. Mas fiquei curioso: por que esse renomado chef teria ido empreender em La Paz??

Depois de alguma dificuldade, consegui finalmente fazer a reserva no restaurante Gustu, assim batizado pelo seu criador. Ao chegar, perguntei ao responsável pela operação local, um jovem dinamarquês, se ele poderia me explicar a razão do empreendimento, que para mim parecia não ter muita lógica.
O mesmo me forneceu um folheto que descrevia o propósito do empreendimento. Por trás do restaurante, havia sido estabelecida uma fundação de nome Melting pot Bolivia.

O que mais me impressionou foram a Missão e Visão tão bem definidas e que reproduzo no original em espanhol abaixo (a mesma pode ser encontrada em inglês no site www.meltingpot-bolivia.org).
Missión
Somos una organización sin fines de lucro que promueve el desarrollo económico y social sostenible de los sectores gastronómico y productivo de Bolivia mediante la renovación de la gastronomía nacional, promoviendo servicios sociales a los sectores más marginados y necesitados del país con énfasis en los jóvenes, con apertura hacia los distintos actores que involucran el sector gastronómico boliviano
Visión

Al 2020, la Fundación Melting Pot Bolivia se habrá constituido en la organización referente en Bolivia y en la región en el ámbito de la gastronomía nacional, habiendo contribuido significativamente a la renovación de la gastronomía boliviana a través de un servicio de calidad, creatividad, preservación y valoración de los productos bolivianos dentro del marco del respeto al medio ambiente y nuestra biodiversidad.

Melting Pot Bolivia

El objetivo principal de la Fundación Melting Pot Bolivia es aprovechar todo el potencial de la cultura culinaria nacional y la dinámica del proceso gastronómico para crear puestos de trabajo y así luchar contra la pobreza, aumentar el valor de los productos agrícolas, aumentar las exportaciones de alimentos, el turismo, además de mejorar la salud de los bolivianos a través de una buena nutrición
Muitas vezes somos questionados sobre a importância de se ter uma Missão e Visão bem construídas por parte das empresas. Ao ler o texto acima, acredito que qualquer pessoa percebe claramente o valor do estabelecimento das mesmas. O que muitas vezes acontece é que empresas, mesmo algumas de grande porte, constroem visões e missões que são verdadeiras platitudes.

A Visão como no exemplo acima possui data para ser atingida, meta clara e objetiva e é altamente inspiradora por parte não só dos seus colaboradores diretos, mas de todos os stakeholders envolvidos.
A Missão também é totalmente transparente. Assim, a verdadeira razão da existência da entidade pode e deve ser encarnada por todos os envolvidos.

Foi para mim uma surpresa extremamente positiva poder identificar numa cidade como La Paz uma iniciativa tão interessante – nos moldes doing business and doing good – com missão e visão exemplares do ponto de vista conceitual e prático.
Espero através deste exemplo poder responder a pergunta sobre a importância de se ter missão e visão para o sucesso de uma empresa ou de qualquer outro empreendimento.

About
Fernando Bagnoli
Diretor e Professor do Departamento de Direção Geral Lecturer | IESE Business School Pós-Graduação e Especialização pelo IESE Business School / Kellogg Graduate School of Management / Wharton Business School / University of Michigan´s Ross School of Business Mestre em Engenharia Escola Politécnica da USP Engenheiro Escola Politécnica da USP Carreira executiva como Presidente da Quest International para a Ásia Pacífico e América Latina, Presidente da Steelcase do Brasil e Presidente da Umbro International para a América Latina. É membro independente de Conselhos de Administração fbagnoli@ise.org.br