A busca da verdade como filosofia de vida

Saber que a verdade existe clareia a mente e nos tira da região da dúvida, do relativismo ou da indiferença.

Interessante notar que aqueles que dizem que a verdade não existe ou depende do ponto de vista de cada um, aferram-se com unhas e dentes às suas “verdades”. A começar pela sua própria e absoluta afirmação, essa sim “verdadeira”, onde proclamam sua posição sobre o tema. Ou então, a de que há muitas verdades; menos, é claro, a que eles mesmos defendem, essa também interpretada de modo inequívoco.
No entanto, uma coisa é fato: ai daqueles que tocam nos seus direitos, esses sim, VERDADES ABSOLUTAS e válidas em todo lugar. Aqui não há lugar para relativismos, ceticismos ou dúvidas!
Não é muito estranho tudo isso? Novamente aqui temos um ponto de esquizofrenia, individual e coletiva.
Viver exige enfrentar as questões da existência com profundidade e coragem, despindo-se de preconceitos e fugindo de uma interpretação simplista.
Não basta assistir o jogo da arquibancada. Para viver a vida é necessário estar disposto a entrar no jogo!
About
Cesar Bullara
Diretor e Professor do Departamento de Gestão de Pessoas e Professor de Ética nos negócios Lecturer | IESE Business School Doutor e Mestre em Filosofia Pontifícia Università della Santa Croce, Roma Graduação Administração de Empresas FEA – USP Professor do Programa Estratégias Digitais para Empresas de Mídia Professor visitante IEEM – Uruguai Coordenador de projetos e pesquisas em Responsabilidade Social
Corporate Venturing