Conteúdo programático do Executive MBA

No programa Executive MBA são estabelecidos os pilares e os conteúdos básicos e específicos de cada área. Ao longo do programa, se desenvolve uma perspectiva integral para compreender a empresa sob a perspectiva de um CEO, o que permite ao participante entender o papel de cada departamento, alinhar-se com os objetivos da alta liderança e compreender a essência do negócio.

Primeiro Semestre

Curso preparatório: contabilidade

Objetivo: ajudar a pensar estrategicamente em várias situações de negócios. Um quadro conceitual coerente é introduzido na Criação de Valor e na Captura de Valor. Conceitos são estudados para analisar o ambiente competitivo da empresa e sua realidade interna.

Você aprenderá a formular uma estratégia para um negócio que irá moldar o futuro ambiente da empresa e ajudar a empresa na tomada de decisões no futuro.

Contabilidade Financeira

Objetivo: aprender a tomar decisões em situações de incerteza e risco. Você aprenderá a estruturar problemas árvores de decisões e valorar as conseqüências econômicas das mesmas quando são dispersas ao longo do tempo, usando o conceito de valor presente líquido. A maneira de medir a incerteza através da distribuição de probabilidade é introduzida, bem como a maneira de abordar situações de risco.

Análise de situações de negócios

Objetivo: analisar e interpretar as informações financeiras contidas nas demonstrações financeiras.O conteúdo e a finalidade das três demonstrações financeiras são estudadas: balanço patrimonial, demonstração de resultados e demonstrações dos fluxos de caixa.Você aprenderá a preparar as demonstrações financeiras para compreendê-las e interpretá-las corretamente.Analisará como as informações podem ser obtidas a partir das demonstrações financeiras e a utilidade e limitações dessas informações para o diagnóstico e solução de problemas de negócios.

Fundamentos do Marketing

Objetivo: aprofundar os fundamentos da estratégia de marketing e vendas. Estudamos planejamento de produtos, seleção de mercado, distribuição, preços e promoção para tratar problemas de gerenciamento de uma perspectiva comercial. As tarefas comerciais da organização são analisadas, incluindo as responsabilidades funcionais dos diretores comerciais, bem como as do restante da administração. Habilidades, critérios e valores necessários para a tomada de decisões prudenciais são adquiridos.

Análise de decisões

Objetivo: introduzir os elementos básicos da contabilidade. Você aprenderá os fundamentos da contabilidade financeira e sua mecânica, de uma maneira intuitiva e simples. Destinado a participantes que não convivem com contabilidade financeira em seus estudos e / ou atividades profissionais.

Gestão de Pessoas

Objetivo: Desenvolver os conceitos de motivação, dimensões da organização, estilos de direção e comportamento organizacional. Tudo dentro de um esquema antropológico. Analisa-se o comportamento das pessoas em vários contextos dentro da organização. Aprofundam-se as relações interfuncionais, a comunicação hierárquica e as fontes de autoridade. Adquirem-se habilidades para o desenvolvimento das pessoas e o coaching diretivo.

Segundo Semestre

Análise Financeira

Objetivo: Familiarizar-se com o diagnóstico e as provisões financeiras destacando a importância de manter a liquidez adequada da empresa. Compreende-se a diferença entre benefício e fluxo para os acionistas. Estuda-se a diferença entre necessidades operativas de fundos e fundo de manobra. Utilizam-se ferramentas para analisar inversões e valorar as empresas.

Análise Econômica das decisões

Objetivo: desenvolver as habilidades do aluno para refletir sobre os complexos problemas de negócios do mundo real. As diferentes fases que intervêm na tomada de decisão e sua implementação são analisadas: definição do problema, estabelecimento de critérios quantitativos e qualitativos, proposta de soluções alternativas e tomada de decisão. Busca-se uma mudança na forma concreta de pensar sobre problemas de ação. A melhoria das capacidades analíticas, de síntese e criatividade é promovida.

Gestão Operacional

Objetivo: Estudar como a Direção Geral pode obter vantagens competitivas através das Operações. Mergulha-se no papel que as operações desempenham na estratégia competitiva de longo prazo. A estrutura geral das operações e seus componentes é analisada, tanto em empresas de serviços quanto em empresas industriais. Um esquema conceitual baseado em três pilares é estudado: a missão da empresa, a estrutura das Operações e a percepção do cliente sobre a missão da empresa.

Implementação Comercial

Objetivo: desenvolver as capacidades necessárias para a gestão financeira da empresa, com ênfase especial nas decisões que são denominadas de enfoque ou no longo prazo. A relação entre a empresa e o capital, dívida e mercados de ações são estudados. É definido como um quadro conceitual: a gestão do valor na empresa e o aprofundamento dos esquemas de formação de valor. Estabelece-se ainda como critério de ação a coerência das políticas financeiras na estratégia corporativa da empresa.

Ética

Objetivo: oferecer uma visão geral das responsabilidades assumidas pelos diretores nas organizações governamentais, nas equipes que lideram e em suas vidas pessoais. São fornecidos os fundamentos necessários para enquadrar o papel da ética na ação diretiva. Aumento da sensibilidade ética e da perspectiva diante da dimensão moral das decisões de negócios. Reflete-se sobre o significado da ação diretiva e o papel das organizações na sociedade.

Gestão de Equipes

Objetivo: Desenvolver os conceitos de motivação, dimensões da organização, estilos de direção e comportamento organizacional. Tudo dentro de um esquema antropológico. Analisa-se o comportamento das pessoas em vários contextos dentro da organização. Aprofundam-se as relações interfuncionais, a comunicação hierárquica e as fontes de autoridade. Adquirem-se habilidades para o desenvolvimento das pessoas e o coaching diretivo.

Terceiro Semestre

Gestão de Pessoas/RH

Objetivo: conhecer os diferentes usos da informação (contábil ou não) dentro da empresa. Os métodos de cálculo são usados ​​para determinar o impacto das decisões operacionais na demonstração de resultados. Os diferentes elementos que compõem a estrutura de um sistema de custos são conhecidos. Os sistemas de custos são projetados para comparar os resultados reais com os esperados.

Cenário Econômico

Objetivo: aprender a encontrar a melhor maneira de operar em uma empresa, contribuindo para gerar valor para o cliente e, em última análise, para gerar vantagem competitiva. Uma visão global das operações em uma empresa de serviços ou industrial é estabelecida. As variáveis, conceitos e ferramentas básicas que permitem uma melhor compreensão do mundo das operações são exploradas.  São estabelecidos os fundamentos para poder diagnosticar e melhorar os diferentes tipos de sistemas operacionais.

Finanças Corporativas

Objetivo: estabelecer as bases da tomada de decisão nas áreas críticas das relações de trabalho e gestão de recursos humanos. A direção das relações de trabalho é aprofundada (estratégia sindical, negociação coletiva e conflito coletivo). O papel do pessoal, o relacionamento com a estratégia da empresa e o sistema de políticas e práticas de pessoal são analisados. Políticas e práticas de recursos humanos são estudadas (seleção, avaliação, desenvolvimento e remuneração).

Empreendedorismo

Objetivo: fomentar um olhar sistêmico para a criação de novas oportunidades em contextos muito diversos. Explorar o comportamento empreendedor, a natureza das oportunidades e o processo empreendedor. Conceitos e ferramentas úteis são introduzidos para a concepção, avaliação e implementação de novas oportunidades. A direção e a gestão das equipes empreendedoras são intensificadas, assim como a busca por capital e a formação de um Conselho de Administração.

Estratégia Corporativa

Objetivo: Conhecer os fatores a serem considerados na tomada de decisão dentro de empresas com um portfólio de negócios diversificado. Fatores relacionados à estratégia, gestão, propriedade e controle da empresa são analisados; a inter-relação entre esses fatores e sua evolução ao longo do tempo. As diversas opções que as empresas podem representar para alcançar um crescimento rentável e sustentável são identificadas. Os problemas de implementação associados a cada uma das estratégias de crescimento são examinados.

Gestão de Equipes

Objetivo: Desenvolver os conceitos de motivação, dimensões da organização, estilos de direção e comportamento organizacional. Tudo dentro de um esquema antropológico. Analisa-se o comportamento das pessoas em vários contextos dentro da organização. Aprofundam-se as relações interfuncionais, a comunicação hierárquica e as fontes de autoridade. Adquirem-se habilidades para o desenvolvimento das pessoas e o coaching diretivo.

Quarto Semestre

Tomada de Decisão em Direção Geral

Objetivo: Refletir sobre a tomada de decisão do ponto de vista da direção geral. Um modelo é estabelecido para resolver problemas gerais de gerenciamento. Os parâmetros que determinam a qualidade de uma organização com base em como as decisões são tomadas em uma empresa são estudados. Você aprende a fazer uma avaliação tripla das conseqüências (econômicas e não econômicas) de uma decisão.

Estratégia Corporativa

Objetivo: Conhecer os fatores a serem considerados na tomada de decisão dentro de empresas com um portfólio de negócios diversificado. Fatores relacionados à estratégia, gestão, propriedade e controle da empresa são analisados; a inter-relação entre esses fatores e sua evolução ao longo do tempo. As diversas opções que as empresas podem representar para alcançar um crescimento rentável e sustentável são identificadas. Os problemas de implementação associados a cada uma das estratégias de crescimento são examinados.

Projeto Final

Objetivo: As operações como fonte de vantagem competitiva. Integração dos diferentes temas estudados no primeiro ano do MBA com uma visão de direção geral. Na dissertação os alunos atuam como consultores de uma empresa identificando um problema ou uma situação suscetível a melhorias e desenvolvendo o plano de ação mais adequado para resolvê-lo. Este trabalho pode ser feito individualmente ou em equipes. A empresa escolhida pode ser aquela em que o aluno ou um dos membros da equipe ou outras pessoas trabalhem.

Economia Internacional

Objetivo: Obter um profundo conhecimento da interdependência existente entre empresas e políticas econômicas em um ambiente global. O papel da política monetária, taxas de câmbio e taxas de juros nos mercados mundiais, fluxos de capital, o Sistema Monetário Europeu, etc. é estudado. As causas e conseqüências do comércio internacional são analisadas. Os motivos que levam os países a restringir ou regular o comércio internacional e os efeitos dessas políticas no bem-estar econômico são considerados.

Quinto Semestre

Comunicação Corporativa

Objetivo: Formar-se na arte de falar em público de forma eficaz. A teoria da persuasão é introduzida e aplicada a várias situações: discursos, apresentações e relações interpessoais. Você aprende as quatro etapas necessárias para uma boa comunicação: ter algo para se comunicar, comunicar-se bem, entender o público e se comunicar com a intensidade apropriada. Os aspectos não-verbais essenciais para uma comunicação eficaz são estudados em profundidade.

Competências de Liderança

Objetivo: Identificar as chaves para um processo de aterrissagem  e, em particular, o papel essencial que a auto-gestão pessoal desempenha. Refletir sobre o processo de liderança no contexto de uma sociedade em mudança e multicultural. É introduzida uma ferramenta que avalia simultaneamente três fatores críticos para uma aterrissagem efetiva: chaves de negócios, adequação com o perfil pessoal, gerenciamento das partes interessadas. Os fundamentos da excelência individual são explorados e as chaves para uma carreira profissional bem sucedida são exploradas.

Direção de Pequenas e Médias Empresas

Objetivo: Aplicar os conceitos aprendidos no contexto de pequenas e médias empresas. Aprofunda-se na compreensão do negócio das PMEs: aspectos contábeis e financeiros, modelo de negócios e criação de valor, relacionamento família-empresa, necessidade de dinamismo e iniciativa. O arcabouço jurídico-legal é introduzido para entender como gerenciar soluções de crise, incluindo aspectos-chave na revitalização de empresas. As restrições mais comuns na implementação de planos de ação em PMEs são analisadas.

Sistemas de Informação

Objetivo: Entender como as organizações podem aumentar suas capacidades digitais e transformá-las em vantagem competitiva. Investiga quatro “drivers” digitais como drivers de mudança: a nuvem, as redes sociais, a mobilidade e o Big Data. O impacto sobre os negócios desses “drivers” digitais é estudado. Incentiva-se o desenvolvimento de novas habilidades gerenciais para reconhecer as oportunidades e ameaças do digital e, assim, ser capaz de gerenciá-las proativamente e maximizar o valor do negócio.

Negociação

Objetivo: Aprender e melhorar as habilidades de negociação de forma mais eficaz. Introdução de alguns princípios e conceitos específicos cujo conhecimento favorece a eficácia da negociação. A habilidade de negociação é praticada e o estilo pessoal de negociação é refletido sobre o impacto que exerce sobre os outros. A capacidade de negociação é melhorada em situações competitivas e colaborativas e o nível de consciência do desenvolvimento do processo de negociação é enriquecido.

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