Método do Caso

O Método do Caso tem por finalidade produzir uma transformação pessoal. É um caminho de aperfeiçoamento de diretores de empresa.

Em um ambiente especialmente organizado para promover discussões, troca de experiências e reflexões, empresários e executivos com níveis de responsabilidade semelhantes compartilham experiências na tomada de decisão.
Com atenção individualizada, professores com larga experiência acadêmica e executiva são responsáveis por mediar o processo e garantir a exploração dos temas em profundidade. Para isso são analisados e discutidos casos reais de negócios ocorridos em empresas de diferentes setores e países, que proporcionam oportunidade de questionamento sobre conceitos e paradigmas. O método do caso tem por finalidade produzir uma transformação pessoal, além do aperfeiçoamento de tomada de decisão.

Este Método permite: explorar uma situação real de negócio; exercitar e aprimorar a tomada de decisão; facilitar a visão sistêmica da organização, avaliando o impacto das decisões.

O Método do caso predomina em todos os programas do ISE Business School. Mas a metodologia da instituição também é composta por conferências, jogos e dinâmicas. A escolha do método utilizado se dá conforme a necessidade do tema e da turma. Os conteúdos teóricos dos módulos são trabalhados ainda em notas técnicas, livros e artigos acadêmicos.

Destaques

  • Metodologia criada por Harvard e aperfeiçoada constantemente pelo Comitê Harvard IESE
  • Explora uma situação real de negócio
  • Exercita e aprimora a tomada de decisão
  • Facilita a visão sistêmica da organização, avaliando o impacto das decisões 

Fases

A análise de cada caso se dá em três fases:

Fase 1

Estudo individual: o participante é colocado no centro de uma importante decisão relacionada ao futuro de um projeto empresarial em um momento-chave. Seu desafio é elaborar sua própria estratégia e sugerir encaminhamento para as questões propostas.

Fase 2

Trabalho em equipe: organizados em pequenas equipes heterogêneas, os participantes expõem suas análises e soluções. Nesse momento, reafirmam sua linha de pensamento e argumentação ou encontram alternativas enriquecedoras construídas com a equipe.

Fase 3

Sessão plenária: finalmente, o grupo se reúne para uma sessão plenária conduzida pelo professor, que com rigor metodológico, dirige a discussão e avalia as diferentes soluções exploradas. Nesse momento, são alinhados conceitos, decisões e riscos. Cada caso permite um enriquecimento singular a cada participante.

Benefícios do método de estudo de Casos

O domínio da prática da direção geral exige competências específicas. Dirigir é conseguir que as atividades se completem com êxito. É decidir e resolver problemas com o apoio de pessoas. O desenvolvimento destas capacidades e a revisão de atitudes e valores ocorre apenas por meio da descoberta pessoal. Nos programas do IESE e do ISE, essas descobertas são intensas, tanto pela dedicação ao crescimento de cada participante, quanto pela eficácia do método do estudo de casos. Nele, os participantes crescem a partir da própria experiência e ganham com o conhecimento do grupo. Os participantes são protagonistas em situações ocorridas em diferentes áreas setores e mercados em uma autêntica imersão em situações reais de negócios.

 

Contato
  • +55 (11) 3177-8200
  • Rua Martiniano de Carvalho, 573
  • Bela Vista - São Paulo - SP
  • contato@ise.org.br